A HORA DA EXULTAÇÃO - 1 Pedro 4.12-19
INTRODUÇÃO. Vivendo em uma sociedade hostil ao cristianismo, maltratados em seus relacionamentos conjugais, rejeitados pelos familiares, pressionados no trabalho e marginalizados e perseguidos política e socialmente, os leitores das cartas de Pedro recebem conforto em meio aos sofrimentos e ânimo na esperança da volta do Senhor Jesus Cristo. Diz Pedro no v7: "O fim de todas as cousas está próximo!" (v7). Para Pedro, porque não sabemos o dia e a hora, a volta de Cristo está sempre próxima e é a esperança da volta de Jesus que deve fazer com que suportemos as aflições com alegria e exultação.
Para os cristãos da época de Pedro tudo estava ficando difícil. Enfrentando tempos de perseguições, os irmãos deveriam buscar viver em amor uns para com os outros, recebendo e apoiando uns aos outros com dons, talentos e bens materiais. O cuidado entre os irmãos os fortaleceria moral e espiritualmente para suportar as lutas e os sofrimentos. O testemunho da unidade da igreja como corpo de Cristo e a manifestação do poder de Deus na vida dos crentes era ânimo para os crentes e impactava os incrédulos. Devemos nos assemelhar aqueles irmãos e nos considerar estranhos no mundo, tendo como força a certeza da nossa salvação por meio da fé em Jesus Cristo, a quem esperamos.
G.I. DEUS QUER QUE OS SEUS FILHOS SUPORTEM OS SOFRIMENTOS POR CAUSA DE CRISTO COM ALEGRIA, PROVA DE CONFIANÇA E ESPERANÇA NO SENHOR.
S.T. QUAL É A HORA DA EXULTAÇÃO DOS FILHOS DE DEUS?
1 - A HORA DA EXULTAÇÃO VEM QUANDO SOMOS EXPERIMENTADOS NA FÉ. V12,13. “12 Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis.” A HORA DA EXULTAÇÃO VEM QUANDO SOMOS EXPERIMENTADOS POR AMOR AO EVANGELHO. Você já teve a experiência de testar suas habilidades e conhecimentos em concursos públicos, vestibulares ou entrevistas de empregos? Sempre gera certa expectativa e o friozinho na barriga parece inevitável, porém, é gratificante saber que naquela oportunidade poderemos demonstrar o quanto somos capazes e depois festejarmos com alegria a vitória por um alvo alcançado. É assim que o crente deve encarar as provações: as provações são oportunidades de experiências para que o cristão demonstre o quanto Deus o fez capaz em prol do evangelho.
- As perseguições não deveriam ser estranhas ou surpresas para os irmãos que receberam a carta de Pedro. O crente verdadeiro sabe que os sofrimentos por causa do evangelho fazem parte da vida dos crentes neste mundo. Em vez de surpresos, os crentes devem se alegrar por serem salvos e capazes de participar das aflições de Cristo, gratos e exultantes por serem abençoados e sustentados por Deus para suportar as lutas diárias. A verdade é que nenhum cristão em plena comunhão com Deus sai enfraquecido depois de uma provação. (cf Mt 5:10-12). Creia e alegre-se no Senhor!
2 - A HORA DA EXULTAÇÃO VEM QUANDO SENTIMOS A GLÓRIA DE DEUS. vv14-16. “14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 15 Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome.” A HORA DA EXULTAÇÃO VEM QUANDO SENTIMOS A GLÓRIA DE CRISTO EM NÓS, PRESENÇA DE DEUS. A glória divina é uma experiência peculiar e possível apenas ao ser humano em profunda comunhão com Deus, no qual repouse verdadeiramente o Espírito Santo. Aliás, sentir a confirmação do Espírito é uma manifestação da glória de Deus (Rm 8.16).
- A Bíblia relata algumas situações nas quais servos de Deus experimentaram um pouco da glória de Deus, possível neste mundo somente para revelar o poder, a majestade e grandeza do Senhor que ama a Sua criação (Moisés em Êx.34.29..; Salomão e os sacerdotes em 2 Cr 5 e 7; discípulos no caminho de Emaús; na crucificação; Estevão quando apedrejado; Paulo na prisão; Ap. 15.8) . A Glória de Deus é mais do que a fama e o reconhecimento do Soberano Deus, trata-se da presença imanente de Deus em Seus filhos queridos, nos quais Ele age e se manifesta a eles e por meio deles. Disse Jesus: “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama, será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele.” (João 14.21). A glória é mais do que uma emoção, trata-se de uma entrega total nas mãos de Deus para que a vontade dEle se realize em nós e por meio da nossa vida; a glória é uma experiência de arrebatamento na qual nos rendemos diante da presença de Deus e da manifestação de Seu poder. Sofrer pelo nome de Cristo é permitir que a glória de Deus seja vista em nós e por isso o Senhor seja glorificado. Glorifique!
3 - A HORA DA EXULTAÇAO VEM QUANDO CONFIAMOS A NOSSA ALMA A DEUS, JUSTO JUIZ, Vv17-19. “17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? 18 E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? 19 Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.” A HORA DA EXULTAÇAO VEM QUANDO SOMOS JULGADOS NA ESPERANÇA DE CRISTO QUE FAZ JUSTIÇA PELA GRAÇA; GRAÇA QUE É AMOR, MISERICÓRDIA E PERDÃO. A Palavra de Deus deixa claro que todos serão julgados por Deus, crentes e incrédulos, e que até para os justos a salvação na é fácil, pois os justos não dependem deles próprios e sim do infinito amor e bondade do Deus que é cheio de graça e de misericórdia. O cristão autêntico deve descansar no julgamento do Senhor e fazer a sua parte, regozijando-se na esperança no Deus em quem confia.
- Pedro observa que as perseguições enfrentadas pelos cristãos funcionam como um julgamento de Deus, não para condenação, mas, para testemunho que prova a fidelidade e a lealdade do crente ao nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Assim, se o povo de Deus não é preservado do sofrimento, este para a glória de Deus e aperfeiçoamento da nossa fé, imagine o que será feito dos ímpios; o desobediente será "julgado" por Deus no dia final (v17,18). Assemelhado a Cristo que suportou os sofrimentos para nos salvar (v13,14), cabe ao crente em Cristo exultar de alegria e louvar a Deus por ser um bem aventurado no Espírito de Deus, vitorioso por ter a esperança e a garantia da salvação, certeza de vida eterna em plena comunhão com o Senhor e com todos os salvos. Confie no Senhor e descanse no julgamento dEle!
CONCLUSÃO. Deus quer que os seus filhos suportem os sofrimentos por causa de Cristo com alegria, prova de confiança e esperança no Senhor. Assim, exulte de alegria quando for experimentado na fé e quando sentir a bênção de cada vitória no Senhor! Exulte de alegria ao sentir a presença da glória de Deus com perseverança e glorificação do nome de Jesus Cristo! Exulte de alegria na confiança do julgamento de Deus, de quem você tem o amor, a graça e a misericórdia para sempre! Independente das circunstâncias do seu cotidiano, creia, descanse e viva com alegria a sua fé.
1 Pedro 4.1-19
1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 3 Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias. 4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós; 5 os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos. 6 Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito. 7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração; 8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 9 sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; 10 servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém. 12 Amados, não estranheis a ardente provação que vem sobre vós para vos experimentar, como se coisa estranha vos acontecesse; 13 mas regozijai-vos por serdes participantes das aflições de Cristo; para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e exulteis. 14 Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória, o Espírito de Deus. 15 Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios; 16 mas, se padece como cristão, não se envergonhe, antes glorifique a Deus neste nome. 17 Porque já é tempo que comece o julgamento pela casa de Deus; e se começa por nós, qual será o fim daqueles que desobedecem ao evangelho de Deus? 18 E se o justo dificilmente se salva, onde comparecerá o ímpio pecador? 19 Portanto os que sofrem segundo a vontade de Deus confiem as suas almas ao fiel Criador, praticando o bem.
1 Pedro 4.12-19
Amados, não se surpreendam com o fogo que surge entre vocês para os provar, como se algo estranho lhes estivesse acontecendo. Mas alegrem-se à medida que participam dos sofrimentos de Cristo, para que também, quando a sua glória for revelada, vocês exultem com grande alegria. Se vocês são insultados por causa do nome de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus, repousa sobre vocês. Se algum de vocês sofre, que não seja como assassino, ladrão, criminoso ou como quem se intromete em negócios alheios. Contudo, se sofre como cristão, não se envergonhe, mas glorifique a Deus por meio desse nome. Pois chegou a hora de começar o julgamento pela casa de Deus; e, se começa primeiro conosco, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, "se ao justo é difícil ser salvo, que será do ímpio e pecador? " Por isso mesmo, aqueles que sofrem de acordo com a vontade de Deus devem confiar suas vidas ao seu fiel Criador e praticar o bem.
O nosso blog tem como objetivo reunir assuntos variados com linguagem simples e voltada para a aplicaçao no cotidiano das pessoas. Os temas podem ser de natureza bíblico/teológica, educacional, psicológica, psicanalítica ou simplesmente bem humorada, desde que sirva para transformar positivamente a vida das pessoas.
Páginas
Quem sou eu
A VIDA PODE SER DIFERENTE
A vida pode ser diferente, basta acreditar nas mudanças pelas quais você mesmo já passou. Olhe-se! Perceba-se e constatará que em muito você já não é mais a mesma pessoa. Não é apenas uma questão de aparência externa, certamente muitas transformações ocorreram dentro de você, fazendo-o enxergar a vida e as pessoas de um modo novo, espero que melhor do que antes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário