O CÃO E A PORCA - 2 Pedro 2.1-22
INTRODUÇÃO. Deus criou o ser humano a sua semelhança. Aprendemos que esta semelhança é no sentido de sermos pessoas como e espírito como Ele é, termos moral e livre vontade como Ele, termos racionalidade e consciência como Ele tem. E é a condição de ser moral e racional que permite ao ser humano discernir e decidir entre o certo e o errado, e com livre arbítrio agir e seguir os caminhos que julga de valor para sua vida. Quando olhamos para os outros seres vivos, constatamos que, embora com inteligência instintiva para sobrevivência e preservação das espécies, com capacidade para desenvolver algumas respostas por estímulos e repetição, os outros seres chamados irracionais ou impessoais, não foram dotados da semelhança com Deus como o ser humano. Esta diferença entre os animais e as pessoas nos ensinam que devemos ter expectativas diferentes para com o nosso semelhante, o ser humano, e para com os demais seres vivos. A partir desta percepção e expectativa, Pedro exorta aos crentes no sentido de que não se comportem como animais irracionais, que não discernem a verdade e nem tampouco o valor das coisas.
G.I. O CRENTE FIEL A PALAVRA DE DEUS NÃO SE DEIXA INFLUENCIAR PELOS FALSOS MESTRES E NEM VOLTA AO PECADO DA INCREDULIDADE.
S.T. À LUZ DAS EXORTAÇÕES DE PEDRO, QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DOS ENSINOS DOS FALSOS MESTRES E QUAL DEVE SER A POSTURA DO CRENTE FIEL.
1 - POR SE APRESENTAR COMO VERDADE, A FALSIDADE É UMA REALIDADE PERIGOSA E DESTRUTIVA DENTRO DA IGREJA. Vv1-3a “1 Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade; 3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio;...” A falsidade tem como terreno fértil a carência e a ignorância das pessoas. “14 tendo os olhos cheios de adultério e insaciáveis no pecar; engodando as almas inconstantes, tendo um coração exercitado na ganância, filhos de maldição;...”
- Os falsos mestres falam promessas, profecias e doutrinas que são interpretações particulares da Palavra, conforme as conveniências dos seus desejos. São pessoas que decaíram da graça e têm como propósito vantagens e glórias pessoais, negando a verdade e a eficácia do sacrifício do Senhor para nos resgatar do pecado e enganando inocentes e ignorantes. “15 os quais, deixando o caminho direito, desviaram-se, tendo seguido o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça, 16 mas que foi repreendido pela sua própria transgressão: um mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta.”
- Os falsos mestres se aproveitam da fragilidade de pessoas que se deixam seduzir. O falso mestre é semelhante aos estelionatários que roubam pessoas aproveitando as suas carências e ignorâncias. “3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio;...” É natural ao ser humano querer soluções agradáveis aos seus ouvidos; os falsos mestres se aproveitam dos tolos e oferecem uma fé que se adequa às necessidades dos ouvintes que têm compromisso apenas com o bem estar para esta vida. “17 Estes são fontes sem água, névoas levadas por uma tempestade, para os quais está reservado o negrume das trevas. 18 Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo.”
APLICAÇÃO. Estamos sendo bombardeados todos os dias pelos falsos mestres. Rádio, televisão, internet, jornais, revistas e livros são meios usados pelos falsos mestres para propagação de doutrinas e de crenças que não glorificam ao Senhor Jesus Cristo. Cabe ao crente fiel e sincero se manter firme na fé em Cristo e descansar no cuidado de Deus, lendo a Bíblia, orando e permanecendo na comunhão de sua igreja..
2 - OS FALSOS MESTRES SERÃO REVELADOS E RECEBERÃO PUNIÇÃO DO SENHOR. Vv3b-6 “3 também, movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda e a sua destruição não dormita. 4 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo; 5 se não poupou ao mundo antigo, embora preservasse a Noé, pregador da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios; 6 se, reduzindo a cinza as cidades de Sodoma e Gomorra, condenou-as à destruição, havendo-as posto para exemplo aos que vivessem impiamente;...” Deus exorta e deixa claro que nada fica encoberto (Mt 4.22), ao seu tempo o falso é descoberto e receberá punição pela destruição que causou.
- Os falsos mestres são revelados pelo conteúdo de suas mensagens e pelo caráter da vida que levam. Eles ensinam heresias que negam a obra e a pessoa de Jesus Cristo, levando muitos às suas dissoluções e blasfêmias. São homens e mulheres cheios de arrogância, vaidade, ostentação, ganância, palavras fingidas; mestres que fazem da fé um negócio lucrativo e usa a carência alheia para tirar proveito próprio. Tais homens e mulheres buscam glórias para eles e usam a fé para construírem impérios na terra. “10 especialmente aqueles que, seguindo a carne, andam em imundas concupiscências, e desprezam toda autoridade. Atrevidos, arrogantes, não receiam blasfemar das dignidades, 11 enquanto que os anjos, embora maiores em força e poder, não pronunciam contra eles juízo blasfemo diante do Senhor. 12 Mas estes, como criaturas irracionais, por natureza feitas para serem presas e mortas, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção, 13 recebendo a paga da sua injustiça; pois que tais homens têm prazer em deleites à luz do dia; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em suas dissimulações, quando se banqueteiam convosco;...” Eles vão ser julgados por Deus, alguns antes do fim.
- Os falsos mestres não escaparão da punição que o Senhor nosso Deus fará cair sobre eles e sobre todos os que os seguem. A responsabilidade diante de Deus não é só dos falsos mestres, aqueles que os seguem também darão contas diante de Deus. “20 Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo pelo pleno conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, ficam de novo envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior que o primeiro. 21 Porque melhor lhes fora não terem conhecido o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. 22 Deste modo sobreveio-lhes o que diz este provérbio verdadeiro; Volta o cão ao seu vômito, e a porca lavada volta a revolver-se no lamaçal (Pv. 26.11). Para Deus aquele que conhece a Palavra e a despreza é pior do que aquele que nunca a conheceu, é comparado aos animais irracionais, pois desprezam aquele que os salva e os fez dignos.
APLICAÇÃO. Irresponsavelmente, o mundo cristão tem caído na vala comum das religiões, com mensagens de conteúdo fantasioso e de complacência com a vida de pecado, com a qual o mundo se acostumou. Para não desagradar as pessoas e se achando politicamente corretos, líderes religiosos têm dado ao povo a idéia de um ‘Deus’ exatamente como o povo quer ouvir, ou seja, pai ao modo de hoje – que satisfaz todas as vontades dos filhos sem impor limites ou disciplina. Esta mentira não pode ser aceita pelos crentes que sabem que Deus é Pai amoroso e justo, sempre presente, e que corrige os seus filhos para preservar a todos do castigo eterno. “Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija?” (Hb 12.6,7).
3 - DEUS LIVRA OS PIEDOSOS, AQUELES QUE SE AFLIGEM DIANTE DA INJUSTIÇA. vv7-9: “7 e se livrou ao justo Ló, atribulado pela vida dissoluta daqueles perversos 8 {porque este justo, habitando entre eles, por ver e ouvir, afligia todos os dias a sua alma justa com as injustas obras deles}; 9 também sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar para o dia do juízo os injustos, que já estão sendo castigados;...” Atento contra os falsos mestres, Deus livra os crentes fiéis. Por ação do Espírito Santo e de Palavra, os crentes piedosos recebem sabedoria e poder para discernir entre o falso e o verdadeiro, podendo evitar e combater os falsos mestres.
- Os crentes piedosos são aqueles que se afligem com o pecado e com as injustiças. O exemplo bíblico de Ló mostra que Deus se importa com a vida dos que a Ele são tementes e os livra no dia do julgamento dos ímpios. O exemplo de Ló também revela que Deus usa o justo como parâmetro para julgar os injustos e não o inverso. Deus não age de modo genérico culpando a todos, Ele separa e livra os justos dos injustos. É muito comum julgarmos e usarmos os pecados e erros de alguns para condenarmos a maioria. Quantos deixam a comunhão com a igreja por causa da decepção com uma pessoa. O fato de Deus usar o justo e piedoso para julgar os ímpios aumenta a responsabilidade dos filhos de Deus na prática e na pregação do evangelho.
- Os crentes piedosos são aqueles que, mesmo passando por lutas e dificuldades, permanecem firmes em suas convicções e na comunhão com a igreja. Pelo menos três características estão preentes no caráter e na vida dos crentes piedosos: uma é a firmeza na fé em Cristo e na Palavra de Deus, outra é a alegria da convivência madura na comunhão com a igreja, e a terceira é o sentimento de aflição e de angústia diante dos pecados e das injustiças. Muitas pessoas, guiadas pelas carências e paixões deste mundo, vivem uma vida sem firmeza na fé, seguindo ventos de doutrinas e procurando soluções e experiências que lhes satisfaçam a carne. Para o crente fiel Jesus Cristo é suficiente, a graça de Cristo lhe basta.
APLICAÇÃO. Hoje uma das grandes dificuldades das igrejas sérias, as que pregam o evangelho de verdade, é a falta de compromisso dos crentes com a Palavra de Deus e com a igreja. Muito desta falta de compromisso tem como causa os ensinos dos falsos mestres que seduzem os que não têm convicções bíblicas, e a falta de vínculos de amor e de unidade com a igreja como família e corpo de Cristo. Assim, não havendo aliança de fé e de amor, não há compromisso, e não havendo compromisso cada um busca os seus próprios interesses, causando confusão e por qualquer problema ou insatisfação deixando a igreja e a sã doutrina. Em Mateus 7.6 Jesus alerta: “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem.” Para ilustrar a fidelidade do crente sincero e a sua recompensa, Jesus ensina com a parábola dos talentos: “Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.” E é isso que o crente fiel deve buscar: entrar no gozo do Senhor Jesus.
CONCLUSÃO. O crente fiel sabe que os falsos mestres atuam na igreja e buscam os fracos e ignorantes para seduzir, mas a aflição dos filhos de Deus não é ignorada, Deus castigará os falsos mestres e também punirá aqueles que os seguem. Deus contemplará e honrará a fé dos justos e piedosos, portanto, seja fiel na fé e na comunhão com a sua igreja, sempre atento para não se deixar enganar pela falsidade dos homens, sabendo que ao seu tempo Deus lhe recompensará.
O nosso blog tem como objetivo reunir assuntos variados com linguagem simples e voltada para a aplicaçao no cotidiano das pessoas. Os temas podem ser de natureza bíblico/teológica, educacional, psicológica, psicanalítica ou simplesmente bem humorada, desde que sirva para transformar positivamente a vida das pessoas.
Páginas
Quem sou eu
A VIDA PODE SER DIFERENTE
A vida pode ser diferente, basta acreditar nas mudanças pelas quais você mesmo já passou. Olhe-se! Perceba-se e constatará que em muito você já não é mais a mesma pessoa. Não é apenas uma questão de aparência externa, certamente muitas transformações ocorreram dentro de você, fazendo-o enxergar a vida e as pessoas de um modo novo, espero que melhor do que antes.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário