Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Pastor, psicanalista, psicopedagôgo

A VIDA PODE SER DIFERENTE

A vida pode ser diferente, basta acreditar nas mudanças pelas quais você mesmo já passou. Olhe-se! Perceba-se e constatará que em muito você já não é mais a mesma pessoa. Não é apenas uma questão de aparência externa, certamente muitas transformações ocorreram dentro de você, fazendo-o enxergar a vida e as pessoas de um modo novo, espero que melhor do que antes.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA - 2 PEDRO 1.1-11

PARTICIPANTES DA NATUREZA DIVINA – 2 Pedro 1.1-11

INTRODUÇÃO.
Quando falamos de natureza estamos pensando sobre a origem, e essência, o caráter e a constituição daquilo que existe. Por exemplo, falar do sobre a natureza humana é pensar sobre tudo aquilo que constitui um ser humano física e psicologicamente, sua pessoalidade, racionalidade e espiritualidade, bem como tudo o que ele pode realizar. Sobre os seres humanos, é interessante observar o que as pessoas passam umas para as outras; de pais para filhos e de avós para netos são transmitidas heranças das que os fazem participantes na genética, da formação moral e educacional, religiosa e cultural, profissional ou material de seus descendentes. No entanto, as heranças que mais deixam marcas são aquelas que determinam a nossa personalidade e o curso da nossa vida, as mais fortes são as genéticas e as de formação comportamental que aparecem em nossas decisões e atitudes. As heranças, quando negativas, pode-se pouco contra os seus efeitos, no entanto, com ajuda externa é possível reduzir danos. O texto bíblico que vamos apreciar nos permite pensar em algo que pode inibir e até arrancar as coisas ruins que herdamos, bem como potencializar as boas que recebemos de nossos pais. O texto de 2 Pedro 1.1-11 fala da bênção em sermos participantes da natureza divina e o proveito disso para nossa vida. Espero que sejamos abençoados com o que Deus vai nos ensinar durante este estudo.

G.I. O CRISTÃO É VOCACIONADO PARA UMA VIDA COMO ELEITO DE DEUS, PARTICIPANTE DA NATUREZA DIVINA POR MEIO DA FÉ EM CRISTO COM CARÁTER SANTO.
S.T. O APÓSTOLO PEDRO ENSINA O QUE REPRESENTA SER PARTICIPANTE DA NAUREZA DIVINA POR MEIO DA FÉ EM JESUS CRISTO.

1- SER PARTICIPANTE DA NATUREZA DIVINA É HERDAR AS PROMESSAS DE DEUS. 1-4. A essência de toda a segunda epístola de Pedro está nestes versículos, de um ao quatro, onde lemos: “1 Simão Pedro, servo e apóstolo de Jesus Cristo, aos que conosco alcançaram fé igualmente preciosa pela justiça do nosso Deus e Salvador Jesus Cristo: 2 Graça e paz vos sejam multiplicadas, pelo conhecimento de Deus, e de Jesus nosso Senhor; 3 Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; 4 Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.” As promessas de Deus têm como base o Seu caráter e a Sua fidelidade, ao mesmo tempo em que revela o poder absoluto dEle para cumprir a Sua vontade. As promessas são meios pelos quais Deus nos faz conhecedores dos seus santos e perfeitos propósitos.

- Herdar as promessas de Deus é ter a garantia de que vai receber: fé, justiça, paz e conhecimento de Deus e de Cristo para viver sabiamente, segundo a vontade de Deus. A herança não é imposta, é necessário que a queiramos receber e para tanto é indispensável nos adequarmos a ela. Querer as promessas como herança e não se adequar à elas é agir semelhante a quem quer ganhar um carro de luxo, mas não quer investir em seguro e nem tampouco na garagem e muito menos na manutenção do carro.

- Herdar as promessas é receber o poder para escapar da corrupção da concupiscência do mundo e ter o conhecimento da glória e virtude daquele que nos chamou. Em Hebreus 10:21-23 lemos : “21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, 22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, 23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” A marca esperada do povo de Deus, por Deus e pelo mundo, sempre foi de uma vida de vitória sobre o pecado e sobre o diabo, foi para esta vida vitoriosa que Deus nos prometeu poder.

APLICAÇÃO. Quando herdamos as promessas de Deus não podemos esquecer que elas geram compromissos com Deus e com as bênçãos que dEle recebemos. Precisamos nos adequar para que as promessas se realizem em nós e cumpram o propósito divino. Por exemplo: Deus prometeu aos pais que eles receberiam os filhos como herança, mas com a herança vêm o compromisso e a responsabilidade de criar os filhos dentro da vontade do Senhor. Assim é com as demais bênçãos que recebemos em formas de dons, bens e outros recursos. Descanse no que Deus prometeu e receba as promessas.

2- SER PARTICIPANTE DA NATUREZA DIVINA É HERDAR O CARÁTER DE DEUS. 5-7. É ser um filho que tem a cara e o jeitão do pai. “5 E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência, 6 E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade, 7 E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.” Conhecer o caráter de Deus faz muita diferença para quem quer manter um relacionamento com Ele. Por este motivo Deus se encarregou de se apresentar a cada um de nós como espírito incorpóreo, pessoal, autoconsciente, auto-existente, moral, com vontade própria, onisciente onipresente, onipotente, trino (Pai, Filho e Espírito), único Deus, perfeito, criador, imutável, infinito, santo, bom, justo e amoroso. Assim, podemos afirmar que o nosso Deus é uma pessoa e como tal se relaciona com os seres humanos que criou para o louvor de Sua glória; e é com este Deus pessoal que queremos parecer (Ef. 1.12-14).

- Herdar o caráter de Deus é ser a imagem, conforme a semelhança de Deus, ou seja, ser a representação de Deus e o Seu embaixador no mundo. A nossa semelhança a Deus não significa que Deus é igual a nós na aparência, no tempo, no espaço e na matéria, mas que nós podemos ser semelhantes a Ele na espiritualidade e nos atributos que o Pai Eterno compartilha com Seus filhos revelou na pessoa de Jesus Cristo (varão perfeito e nosso modelo). Por exemplo, Deus compartilha conosco da Sua moral e poder, portanto, assim como Ele é santo, justo, bom, amoroso e vencedor, nós também podemos ser e vencer sendo participantes de sua natureza. Se tivermos dúvidas quanto ser a possível ou não termos o caráter de Deus, basta olharmos para Jesus Cristo, nosso modelo humano de varão perfeito, é diz a Palavra em Efésios 4.13: “Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.”

- Herdar o caráter é comunicar aos outros as virtudes que de Deus herdou. Não basta herdar, é imperioso compartilhar as virtudes que de Deus recebemos. Eis uma das grandes dificuldades que temos, compartilhar aquilo que recebemos e compartilhar com todos. As bênçãos não são propriedades daqueles que a recebem, nem são objetos de decoração, elas pertencem a Deus e são riquezas espirituais que de graça recebemos e de graça devemos servir ao próximo; disse Jesus em Mateus 10.8: “Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí.” Começando pela nossa casa e alcançando a todos que Deus nos permitir, devemos abençoar as pessoas com as qualidades e bênçãos que o Senhor tem nos dado. No texto bíblico (5-7).

APLICAÇÃO. Meus irmãos e irmãs, para que as coisas ruins da vida e as nossas mazelas prevaleçam não precisamos fazer esforço, elas vão tomando conta da nossa vida e transbordando sobre as pessoas que estão ao nosso lado. Ao herdar o caráter de Deus, as virtudes de Deus devem prevalecer em nós e para isto acontecer se faz necessário empenho, esforço e diligência (v5). A vontade de Deus é que façamos a nossa parte acrescentando as qualidades de Deus à nossa fé, pois assim venceremos a nós mesmos e as corrupções do mundo e do diabo. E louvado seja Deus, porque em Cristo tudo é possível aquele que crê, portanto, com diligência, acrescente a sua fé todas as virtudes que você herdou de Deus (6,7). Viva a semelhança do caráter de Deus, olhando para Cristo!

3- SER PARTICIPANTE DA NATUREZA DIVINA É HERDAR O CONHECIMENTO DO REINO DE DEUS. Deus não quer que sejamos ignorantes sobre os nossos direitos e deveres como participantes de Seu Reino. V8-11. “8 Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo. 9 Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados. 10 Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis. 11 Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.” Todo o conhecimento nos faz mais ou menos responsáveis por aquilo que conhecemos; conhecer a Deus e ao próximo nos faz responsáveis por ambos. Deus nos fez conhecer que fomos chamados e eleitos para representá-lo de modo fiel; e para sermos representantes de Deus e do Seu Reino precisamos ser abundantes em qualidades que nos assemelham a Ele (v8).
- Herdar o conhecimento do Reino de Deus e de Cristo é assumir a vocação para a qual Jesus Cristo nos chamou. Quando salvo por Cristo, você é salvo das conseqüências do pecado e da condição de perdido, assumindo a responsabilidade de viver uma nova vida como participante e representante do Reino de Deus, inclusive de suas aflições – sendo em tudo consolados por Ele (2 Co 1.7 e 1 Pd 4.13). O cristão que não se aplica em desenvolver a sua vocação, representando o Reino de Deus com uma vida santa e que chama aos homens ao arrependimento e santidade pela fé no sacrifício de Cristo, não honra o chamado de Jesus. O apóstolo Paulo em 2 Coríntios 5.20 descreve a vocação do crente assim: “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.”
- Herdar o conhecimento de Deus e de Cristo é assumir o direito que o Senhor nos deu na a eleição. A eleição (gr. (eklegoe) refere-se à escolha feita por Deus, em Cristo, de um povo para si mesmo, a fim de que seja povo santo e inculpável diante dEle (cf. 2Ts 2.13) (Cf. Rm 8.29-33; 9.6-26; 11.5, 7, 28; Cl 3.12; 1Ts 1.4; 2Ts 2.13; Tt 1.1). A eleição expressa o amor de Deus, que recebe como seus filhos todos os que recebem Jesus Cristo como salvador e Senhor (Jo 1.12). A característica essencial ao eleito é a consciência de que, em Cristo, foi escolhido pelos soberanos critérios de Deus e que a melhor maneira de testemunhar da eleição é por meio de uma vida de perseverança na fé e santidade. Em Colossenses 1.22,23 diz que Cristo irá apresentar os eleitos como santos, irrepreensíveis e inculpáveis; e que aquele que herdou e assumiu a eleição demonstra isto permanecendo firme na fé, não abandonado a esperança do evangelho.
APLICAÇÃO. Observando o mundo e a igreja, é fácil identificar pessoas ignorantes sobre Deus e Cristo; pessoas que conhecem um pouco, mas ignoram a Deus e a Cristo; pessoas ignoradas por aqueles que dizem conhecer a Cristo. Herdar o conhecimento de Deus e de Cristo sobre a nossa vocação e eleição nos responsabiliza e nos compromete com a pessoa de Cristo e com as pessoas que Cristo quer abençoar com as mesmas bênçãos que prometeu a nós. Não ignore o que Deus tem lhe feito, viva com toda intensidade possível as bênçãos em conhecer ao Senhor e poder de ser bênção no nome de Jesus Cristo.
CONCLUSÃO.
Deus lhe fez participante de Sua natureza para viver uma nova vida na presença dEle, conforme a fé que lhe elegeu para salvação! Assuma a sua vocação e condição de eleito de Deus e demonstre isto com a vida que agrada a Deus, refletindo as qualidades do Pai Eterno evidenciadas na pessoa de Jesus Cristo!
Tudo o que recebemos de Deus é virtude completa e imutável. Ao recebermos os atributos da natureza divina, por sermos limitados e imperfeitos, precisamos desenvolver as virtudes do caráter de Deus de um modo gradual, com a ajuda do Espírito Santo, e com fé firme na esperança das promessas Deus. Portanto, creia na verdade da Palavra de Deus: você é participante da natureza divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog