Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, Brazil
Pastor, psicanalista, psicopedagôgo

A VIDA PODE SER DIFERENTE

A vida pode ser diferente, basta acreditar nas mudanças pelas quais você mesmo já passou. Olhe-se! Perceba-se e constatará que em muito você já não é mais a mesma pessoa. Não é apenas uma questão de aparência externa, certamente muitas transformações ocorreram dentro de você, fazendo-o enxergar a vida e as pessoas de um modo novo, espero que melhor do que antes.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

UMA VIDA EM ALERTA - 1 PEDRO 4.1-11

UMA VIDA EM ALERTA – 1 PEDRO 4.1-11
INTRODUÇÃO. Estar alerta é manter-se ligado em constante estado de atenção, cuidando para que nada lhe surpreenda. Sabemos que a falta de atenção e os descuidos são causas de muitos problemas. Negligenciar diante das possibilidades de problemas e perigos da vida, a falta de seriedade para com os perigos do cotidiano e achar que o mal acontece apenas com as outras pessoas são comportamentos presentes na vida de pessoas surpreendidas por situações de prejuízo. Viver em alerta é estar atento a tudo que está acontecendo ao seu redor, é aproveitar cada oportunidade com sabedoria e cuidado para não se atrapalhar com as muitas armadilhas da vida que podem trazer embaraços e sofrimentos desnecessários. Na vida cristã não pode ser diferente, o cristão que se praza vive em alerta, sempre buscando fazer a vontade de Deus e evitar o mal.
G.I. OS FILHOS DE DEUS VIVEM EM ESTADO DE ALERTA, EVITANDO O PECADO E FAZENDO A VONTADE DO PAI COM AMOR, PARA A GLÓRIA DO SENHOR JESUS.
S.T. EM 1 PEDRO 4.1-11 O ESPÍRITO SANTO USA O APÓSTOLO PEDRO PARA ADVERTIR AOS CRISTÃOS SOBRE COMO VIVER EM ALERTA.
1- UMA VIDA EM ALERTA RECUSA O PECADO. V1-3. “1 Ora pois, já que Cristo padeceu na carne, armai-vos também vós deste mesmo pensamento; porque aquele que padeceu na carne já cessou do pecado; 2 para que, no tempo que ainda vos resta na carne não continueis a viver para as concupiscências dos homens, mas para a vontade de Deus. 3 Porque é bastante que no tempo passado tenhais cumprido a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias.” O pecado é nossa fraqueza e brecha para a investida do diabo. O inimigo quer nos afastar de Deus e impedir que cumpramos a nossa missão de sal da terra e luz do mundo. Em Hebreus 12.1 lemos: “Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”
- O pecado é apresentado na Palavra de Deus como prática comum de pessoas sem Deus. Muitas dessas práticas são aceitáveis pela sociedade e algumas delas são lícitas a todos, inclusive para a maioria dos crentes. Infelizmente, muitos crentes estão sendo tolerantes e praticantes do pecado. Porém, qual deve ser o sentimento do cristão diante do pecado? Cristo recusou o pecado, cada cristão também deve se armar do mesmo pensamento de Cristo e recusar o pecado. Mateus 26.36: “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.”

2- UMA VIDA EM ALERTA EVIDENCIA MUDANÇA DE HÁBITO. V4-5. “4 E acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós; 5 os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.” Temos aprendido e ouvido repetidas vezes que Cristo nos fez sal e luz deste mundo em trevas. Formos chamados para fazer diferença. E a diferença dos filhos de Deus para aqueles que ainda não se converteram é a vida transformada pelo poder de Deus. Quando uma pessoa do mundo achar você estranho por conta de seus novos hábitos em Cristo, louvado seja Deus.
- A conduta diz muito sobre a ética, moral e fé de uma pessoa. Somos julgados por aquilo que falamos e praticamos; a nossa conduta é resultado dos nossos valores e fé. Quando alguém disser que você está parecendo outra pessoa, com novos hábitos e uma conduta diferente daquela que você tinha antes de se converter, louve a Deus por isso e não se incomode com possíveis julgamentos das pessoas sem Deus. Se nos julgam pelo fato de termos deixado a vida de pecado, amém! O importante é que os julgamentos não sejam por uma vida de mau testemunho. Devemos ter em mente que tanto os filhos de Deus quanto os incrédulos serão julgados pelo Senhor Jesus Cristo (v5), e de nós será cobrado se o testemunho que demos aos incrédulos os salvou ou os escandalizou para a perdição, confira 1 Coríntios 15.34: “Vigiai justamente e não pequeis; porque alguns ainda não têm o conhecimento de Deus; digo-o para vergonha vossa.”

3- UMA VIDA EM ALERTA CONSIDERA O JUIZO DE DEUS VIVENDO EM ESPÍRITO. V6-7. “6 Pois é por isto que foi pregado o evangelho até aos mortos, para que, na verdade, fossem julgados segundo os homens na carne, mas vivessem segundo Deus em espírito. 7 Mas já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração;...” O mundo vive na carne. O propósito do evangelho é levar o ser humano ao arrependimento dos pecados para que possa ter uma vida no espírito. Sem o evangelho a humanidade seria julgada apenas pela carne e jamais teria a possibilidade de uma vida segundo Deus no espírito.
- Há um perigoso sentimento de impunidade instalado na humanidade. O inimigo tem semeado a idéia de que os pecados não são pecados e de que não seremos julgados e nem tampouco sofreremos punição por nada; e no final da história Deus perdoará a todos. Esta é uma idéia maldita e mentirosa que não combina com a justiça de Deus. É fato que Deus quer que todos sejam salvos, todavia é verdade que Deus quer que os seres humanos se arrependam, deixem o pecado e busquem o Seu perdão de pela fé no sacrifício de Jesus Cristo em nosso lugar. Em 2 Pedro 3.9 lemos: “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” E Hebreus 12.14 completa: ”Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor;...” com 1 Pedro 4.7 “... vigiai em oração...”

4- UMA VIDA EM ALERTA VIVE O AMOR DE DEUS. V8 “8 tendo antes de tudo ardente amor uns para com os outros, porque o amor cobre uma multidão de pecados; 9 sendo hospitaleiros uns para com os outros, sem murmuração; ...” O amor é o único parâmetro para o cristão, mas não qualquer amor, o nosso parâmetro é o amor incondicional e sacrificial de Deus revelado na pessoa e obra do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Qualquer outro amor que não seja o de Deus é limitado, falho e transitório, por esse motivo cada filho de Deus deve se guiar pelo mesmo amor com o qual foi alcançado, o amor que levou Cristo à cruz. Em Romanos 5.5 lemos: “E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.”
- A Palavra aqui nos ensina que a questão não é o que fazemos ou deixamos de fazer, mas se fazemos ou não por amor. Fazer por amor é arder de bênção uns para com os outros. Fazer por amor é fazer sem olhar para os pecados uns dos outros. Fazer por amor é fazer com a alegria de hospitaleiros uns para com os outros, gostar de estar junto. Fazer por amor é fazer sem murmuração. Gosto de ler João 3.16,17 não com ênfase apenas ao amor de Deus para com a humanidade, mas também como parâmetro do amor que Deus espera dos Seus filhos uns para com os outros e de todos para com aqueles que se encontram perdidos. Diz a Palavra em João 3.16,17: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.”

5- UMA VIDA EM ALERTA SERVE PARA A GLÓRIA DE JESUS CRISTO. V10,11. “10 servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus (ou seja, fale a vontade de Deus); se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.” Quando deixamos o nosso eu prevalecer na prática de serviços a Deus o Senhor em nada é glorificado. Quando servimos a Deus seguindo a nossa motivação humana, o nosso serviço não nos acrescenta fé e nem aumenta a nossa comunhão com o Senhor.
- Uma vida em alerta nos obriga glorificar a Cristo em tudo que fazemos, sempre servindo com amor e temor para com Deus com a própria vida. Servir a Deus não se trata apenas de ações isoladas em cultos ou favores às pessoas, servir a Deus é o empenho da própria vida de um modo que Cristo em nós seja glorificado. Na vida cristã somos servos e não servimos de nós mesmos e nem a nós mesmos, mas o que servimos vem de Deus e para Deus deve voltar em forma de salvação e glória ao Senhor. Medite no que diz Jesus em Mateus 20.27,28 “E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.”

CONCLUSÃO. Acredite! Deus quer que você viva em alerta, evitando o pecado que lhe tira do foco de fazer a vontade do Senhor com amor e de glorificar o nome de Jesus Cristo com uma vida santa. Cada um de nós haverá de prestar contas a Deus! Sendo hoje o seu dia de prestar contas, qual será o juízo de Deus sobre você? Você já está salvo pela fé em Jesus Cristo? Você tem levado uma vida em alerta recusando o pecado, evidenciando mudança de conduta, considerando o juízo do Senhor e vivendo o amor de Deus em tudo o que você faz para a honra e glória do Senhor e Salvador Jesus Cristo? Pense nisso e decida viver uma vida em alerta que agrada a Deus, acrescenta-lhe fé e esperança e é bom testemunho para salvação daqueles que ainda não se converteram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar este blog